todas as novidades Postado em 28 de abril de 2015 Categorias: Matérias Tags: #alfabetização, #educaçãoecavalos, #educaçãoinclusiva, #equoterapia, #escola, #inclusão
A Equoterapia é uma terapia diferenciada e particular. Usamos um ser vivo com características próprias como mediador terapêutico e realizamos as sessões ao ar livre
Estas duas particularidades, somadas à relação entre o indivíduo (praticante), cavalo, ambiente e equipe terapêutica, oferecem um leque de propostas de reabilitação.
A equoterapia trabalha aspectos afetivos, cognitivos, motores, sensoriais e sociais, contribuindo desta forma, para a inclusão social e educacional do praticante.
Traçando um paralelo entre a inclusão e os resultados obtidos com a equoterapia, observamos que a melhora da postura, do controle cervical, equilíbrio e coordenação motora favorecem a autonomia do praticante, quando permite que o aluno acompanhe o que está acontecendo a sua volta, além de melhorar a fluência verbal e a comunicação. Com relação ao aspecto emocional, o desenvolvimento da autoconfiança, afetividade e autoestima podem proporcionar maior sucesso nos relacionamentos interpessoais e no autocontrole, aceitando melhor as regras e limites. As atividades lúdico-pedagógicas sobre o cavalo proporcionam um aumento da atenção, concentração e raciocínio. Todos estes fatores contribuem e facilitam o processo de aprendizagem, favorecendo diretamente as crianças e jovens que estudam em escolas regulares de ensino, dentro dos programas de inclusão.